Nota de Pesar

19 out. 2022

O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ lamenta o falecimento de Angelo Venosa, um dos nossos grandes artistas, que realizou mestrado no PPGAV, com orientação do Prof. Paulo Venancio Filho.

Aqui reproduzimos a nota de pesar de Milton Machado, também nosso professor, além de artista e amigo do escultor:


Angelo foi aluno nosso, na linha de Linguagens Visuais. Estranhamos, nós professores, o interesse de Angelo por um mestrado em artes. O que pretenderia investigar? Teria algo a ver com opacidades?

Lembro de Angelo a meu lado, diante da escultura Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona, Roma, em 1990. Ambos embasbacados, mas Angelo... fora de si. Ou melhor, dentro de si. Com olhos turvos: tudo o que via através daqueles rios de mármore era escultura. Mármore, pedra, escultura, mas total fluidez.

Foi a primeira vez que o ouvi falar da tal opacidade.

O que será que tem dentro daqueles rios? Vai saber. Ora, se soubéssemos o que tem dentro não faríamos esculturas. Diante daquela superfície intransponível do mais opaco e duro mármore, Angelo viu o que sua escultura já pre-via. Total transparência.

Bernini esculpia de tudo: ar, vento, rio, água, corpo, poro, pelo, pele, terra, mundo, céu. Mas o que se vê, o que nos toca ali, diante de nós, é escultura. Através da opacidade que descobriu nos mármores de Bernini, a escultura de Angelo libera correntezas e provoca inundações. Dentro de si, dentro de nós. Para nosso privilégio e fruição.

Milton Machado

outubro 2022